Biomoléculas
Postado por Patrícia Magalhães.
Introdução

Biomoléculas são compostos químicos sintetizados por seres vivos, e que participam da estrutura e do funcionamento da matéria viva. São, na sua maioria, compostos orgânicos, cujas massas são formadas em 97% de C, H, O e N (Carbono, Hidrogénio, Oxigénio e Azoto). As biomoléculas podem ser orgânicas como os prótidos, os glícidos, os lípidos e os àcidos nucleicos e formam moléculas de grandes dimensões, designadas por macromoléculas, ou inorgânicas , no caso da àgua e dos sais minerais. Por fim podemos dizer que as proteínas, hidratos de carbono e àcidos nucléicos são polímeros formados a partir da ligação em cadeia de moléculas mais simples, os monómeros.


Para uma melhor abordagem e compreensão:





Acerca da àgua podemos dizer que para além de ser o principal constituinte da célula, desempenha um papel fundamental na definição de suas estruturas e funções e é o factor primário de definição das complexas estruturas espaciais das macromoléculas. Quanto aos sais minerais, embora presentes em menores quantidades, são também importantes no desempenho de diversificadas funções no organismo. Exemplos destes sais são os sais de sódio, potássio, cálcio, magnésio, ferro ...


Reflexão


Com a elaboração desta postagem pudemos distinguir vários tipos de conceitos que foram adquiridos nas aulas de Biologia. Em síntese, neste pequeno texto falámos acerca das macromoléculas que se dividem em os prótidos, os glícidos, os lípidos e os àcidos e da àgua e sais minerais. Assim :


Bibliografia


http://pt.wikipedia.org/wiki/Biomol%C3%A9cula

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sais_minerais



Blogger Vitoria Almeida escreveu...
Gostei muito! Explicação bem sucinta, mas com valores essenciais!
29 de julho de 2013 às 11:22