Obtenção de matéria
Postado por Patrícia Magalhães.
1)Obtenção de matéria pelos seres heterotróficos


1.1)Heterotróficos são organismos que obtêm matéria orgânica e não orgânica a partir do seu meio exterior, alimentando-se de outros organismos ou de produtos sintetizados por outros organismos.

O processamento de alimentos pelos seres heterotróficos inclui os processos de ingestão, digestão e absorção. Pela ingestão, os seres vivos obtêm alimento a partir do meio externo e introduzem-no no organismo. A digestão transforma as moléculas complexas do alimento em moléculas simples. A absorção é a passagem das moléculas simples do meio externo para o meio interno. Nos seres vivos unicelulares, a absorção de substâncias simples ocorre directamente através da membrana celular. Nos pluricelulares as moléculas complexas sofrem digestão, sendo transformadas em moléculas simples, capazes de serem absorvidas para o meio interno. nas células, os nutrientes são utilizados como fonte de energia e na síntese de biomoléculas.


1.2) Movimento de substâncias através da membrana citoplasmática

Membrana citoplasmática - separa a célula do seu meio envolvente e controla o movimento de substâncias. Tem permeabilidade selectiva, isto é, deixa-se atravessar facilmente por determinadas substâncias e dificulta ou impede a passagem de outras.
O modelo actualmente aceite para a ultraestrutura da membrana citoplasmática é o modelo do mosaico fluido (Singer e Nicholson em 1972 ), segundo qual a membrana citoplasmática é constituída por:
- Bicamada fosfolípica
- Proteínas - Inserem-se na bicamada fosfolipídica. Podem ser proteínas integradas ou periféricas.
- Colesterol - Localiza-se entre as moléculas dos fosfolípidos, nas membranas das células animais.
- Glicoproteínas e glicolípidos - Restritos à face externa da membrana.


Segundo este modelo, a membrana citoplasmática é uma estrutura fluída na qual as moléculas não ocupam posições rígidas. Os fosfolípidos e as proteínas podem ter movimentos de difusão lateral, no plano da membrana. Os fosfolípidos podem ter também movimentos de flip-flop, trocando de folheto na membrana. Os principais tipos de movimentos de substâncias através da membrana citoplasmática encontram-se resumidos neste quadro :


O movimento da água através da membrana citoplasmática provoca variações de volume nas células, quando estas são colocadas num meio com diferente concentração de soluto. Assim:

Meio hipotónico - movimento de água para dentro da célula - turgescência.

Meio hipertónico - movimento da água para fora da célula - plasmólise

Quando a concentração de soluto nos dois lados da membrana se igual, os meios tornam-se isotónicos.

Moléculas de grandes dimensões ou partículas atravessam a membrana pelos processos de endocitose e exocitose.

Endocitose - é o processo pelo qual as células vivas activamente absorvem material (moléculas, pedaços de detritos ou outras células) através da membrana celular.Existem três formas principais de endocitose:
Fagocitose - que consiste na ingestão de partículas grandes ou células através de expansões citoplasmáticas chamadas pseudópodos;
Pinocitose - que é o processo contínuo de ingestão de fluídos e moléculas por meio de pequenas vesículas; Exocitose - Secreção de macromoléculas para o meio extracelular em vesículas, que se fundem com a membrana citoplasmática.

Bibliografia:

http://www.scribd.com/doc/6377142/Obtencao-de-Materia-Pelos-Seres-Heterotroficos http://pt.wikipedia.org/wiki/Difus%C3%A3o_facilitada
http://pt.wikipedia.org/wiki/Difus%C3%A3o_simples http://pt.wikipedia.org/wiki/Endocitose Apontamentos do caderno de aula Preparação para os teste intermédios, Biologia e Geologia 10ºano

Conclusão:

Este trabalho tem como objectivo de em breves apontamentos mostrar como os seres vivos se agrupam, classificam. Especificamente é abordada ainda a importância primordial da célula animal e vegetal na obtenção e síntese da matéria indispensável à vida dos seres vivos.