Circulação simples e dupla
Postado por Patrícia Magalhães.
1-Circulção simples e dupla
.
Os seres vivos com sistema circulatório fechado podem apresentar uma circulação simples ou dupla:
.
1.1-Circulação simples
Em cada circuito que realiza, o sangue venoso passa uma vez pelo coração. Os tecidos recebem sangue arterial vindo das superfícies respiratórias e desenvolvem ao coração sangue venoso. Caracteriza os animais de respiração branquial, ou seja, os peixes, os anfíbios na fase lavrar e certos anfíbios adultos.
.
.
1.2-Circulação dupla
O sangue, em cada circuito que realiza, passa duas vezes pelo coração É mais eficiente. Característica dos animais homeotérmicos. A circulação dupla pode ser:
............ 1.2.1-Incompleta, quando há mistura de sangue venoso com sangue arterial- característica dos vertebrados poiquilotérmicos de respiração pulmonar. Existe nos répteis e anfíbios.
............ 1.2.2-Completa, quando não há mistura do sangue venoso com o sangue arterial. Existe nas aves e mamíferos.
.
.
Reflexão
Este resumo permitiu-me perceber melhor estes contéudos que foram aborddos nas aulas de Biologia e Geologia. Fiquei assim a perceber que existem dois tipos de circulações, as simples, mais típicas dos peixes e as duplas dos vertebrados. A circulação dupla pode ser completa se não houver mistura do sangue venoso com o arterial ou incompleta se ocorrer essa mistura.
.
.
Bibliografia
ATENÇÃO : Peço desculpa mas por problemas relacionados com a internet ainda não consegui publicar imagens, em breve voltarei a tentar.