Obtenção de matéria pelos seres autotróficos
Postado por Patrícia Magalhães.
Obtenção de matéria pelos seres autotróficos

Fotossíntese

Processo autotrófico mais conhecido é a fotossíntese - processo de energia luminosa em energia química, realizado pelas pantas, algas, protistas unicelulares e cianobactérias.
A equação geral da fotossíntese é a seguinte :




A luz é uma forma de energia electromagnética. A energia luminosa é captada por pigmentos fotossintéticos, que se encontram nos cloroplastos. Os principais pigmentos fotossintéticos são as clorofilas (a, b, c e d ). Também são pigmentos fotossintéticos os caratenóides e a ficobilinas. Quando os pigmentos fotossintéticos absorvem a luz, os seus electrões passam para níveis de energia superiores e são cedidos a moléculas aceitadoras. Ocorrem reacções de oxidação-redução.

Quimiossíntese

Processo de produção de compostos orgânicos, pelos seres quimioautotróficos, através da energia obtida pela oxidação de compostos minerais. O amoníaco (NH3) e sulfureto de hidrogénio (H2S) são exemplos de compostos minerais usados na quimiossíntese. Tal como na fotossíntese, também é possível distuinguir duas etapas :

1.ªetapa - oxidação de substratos maneiras com formação de ATP e NADPH.
2.ªetapa - redução do dióxido de carbono, à custa do NADPH e ATP produzindos na 1.ª etapa, e formação de compostos orgânicos.
.
.
.
Reflexão
Esta postagem foi bastante útil pois ajudou-me a compreender o quão complexas são as plantas, e as reacções que ocorrem nas mesmas. Em síntese existem dois processos de obtenção de matéria dos seres autotróficos, a fotossíntese e a quimiossínte. Os seres vivos autotróficos produzem compostos orgânicos a partir de substâncias minerais enquanto que os autotróficos utilizam a luz como fonte de energia. Os quimiautotróficos obtêm energia da oxidação de substãncias inorgânicas.
.
.
.
Bibliografia
Preparar teste intermédios , José Manuel Salsa
Preparar testes